Siga-me no Twitter

    Quando descobrimos que a nossa atitude encoraja a ação positiva em outras pessoas e isso por sua vez motiva Outras, começamos acreditar que podemos mudar o mundo. (JM)

    Baixada Santista tem seus rios mapeados por projeto da Ecosurfi

    Escrito: terça-feira, 16 de novembro de 2010 by João Malavolta in Marcadores: ,
    0


    Metodologias socioparticipativas investigam impactos nos mananciais


    Por João Malavolta

    Durante o ano letivo de 2010, a Região Metropolitana da Baixada Santista teve seus rios mapeados por jovens de 36 escolas que participam do projeto: Rio do Nosso Bairro – Escolas Cuidando das Águas.

    Cerca de 100 professores de nove municípios se envolveram nas atividades do projeto, que foi dividido em três etapas, tendo como eixos de atuação: saneamento básico, gestão dos recursos hídricos, meio ambiente e saúde pública.

    Inicialmente o trabalho começou no mês de março com a mobilização através da 9° Semana da Água e 5° Caminhada Metropolitana da Água na cidade de Peruíbe, que contou com a participação de 4 mil jovens. 
    Em seguida o projeto passou para etapa II com as atividades de formação, que abordaram temas como: saneamento e controle social; educomunicação e redes; educação ambiental e métodos participativos; história, socioeconomia, cultura e meio ambiente da Baixada Santista.

    Na etapa III foi iniciado o trabalho com os alunos dentro das unidades de ensino e no seu entorno. Essa fase foi marcada pelas saídas de campo, que possibilitaram aos estudantes compreenderem a realidade socioambiental ao redor das suas comunidades.
    Por meio de projetos de mapeamentos participativos os alunos, documentaram a situação das áreas próximas as escolas, dentro da perspectiva de sustentabilidade, organização e desenvolvimento social na bacia hidrográfica.

    Todos os mapeamentos foram acompanhados através de cinco oficinas realizadas pela equipe de gestão do projeto, que regularmente visitou as cidades de Guarujá, Praia Grande, Itanhaém (2) e Peruíbe. O objetivo foi orientar os educadores sobre a metodologia do Mapa Verde Virtual que sistematizou as informações levantadas pelos “mapeadores” para o portal educomunicativo www.riodonossobairro.org.br .

    Rumo a I Conferência Infanto-Juvenil de Escolas Cuidando da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista

    Todo o processo de desenvolvimento do projeto Rio do Nosso Bairro – Escolas Cuidando das Águas da Baixada Santista, terá o seu grande momento no próximo dia 27 na cidade do Guarujá, pois é quando acontece a I Conferência Infanto-Juvenil de Escolas Cuidando da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista.

    A conferência vai reunir 450 pessoas entre alunos e alunas, professores e professoras, representantes de secretarias de educação de toda a Baixada Santista, de redes de educação ambiental. 

    Na oportunidade serão apresentados os mapeamentos realizados e as responsabilidades assumidas por cada escola, baseada nas problemáticas identificadas durante o processo de realização do projeto no âmbito de cada unidade de ensino.

    Conheça o portal educomunicativo do projeto Rio do Nosso Bairro – Escolas Cuidando das Águas da Baixada Santista e fique sabendo tudo sobre o processo de realização da I Conferência Infanto-Juvenil de Escolas Cuidando da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista.


    O projeto Rio do Nosso Bairro – Escolas Cuidando da Água tem financiamento do FEHIDRO – Fundo Estadual de Recursos Hídricos, parceria da Comissão de Educação e Divulgação do Comitê de Bacia Hidrográfica da Baixada Santista, das Prefeituras de Peruíbe e do Guarujá e apoio das Prefeituras de Itanhaém, Santos e Praia Grande.

    0 comentários:

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    Obrigado pela visita