Siga-me no Twitter

    Quando descobrimos que a nossa atitude encoraja a ação positiva em outras pessoas e isso por sua vez motiva Outras, começamos acreditar que podemos mudar o mundo. (JM)

    Surfistas criam prancha feita com 90% de materiais renováveis

    Escrito: quinta-feira, 27 de janeiro de 2011 by João Malavolta in Marcadores: , , ,
    0


    Vídeo de apresentação da prancha no concurso, em inglês.



    A utilização de materiais que não fazem mal ao planeta pode ser encontrada em vários objetos, inclusive em pranchas de surf. A marca alemã Kun_Tiqi fabrica as pranchas a partir de madeira de balsa cultivada de maneira sustentável em uma fazenda do Equador.
    kun_tiqi
    Ela é laminada com uma resina com com 98% de linhaça / Foto: Divulgação
    De acordo com o site, 90% da prancha é feita de matéria prima natural e renovável. Depois de adquirir a forma devida, ele é laminado com uma resina feita com 98% de linhaça e sem ingredientes tóxicos.
    prancha 1
    A marca Kun_Tiqi produz as suas pranchas de maneira sustentável / Foto: Divulgação
    A vantagem de usar esse tipo de madeira é que ela cresce muito rápido (dez metros em menos de quatro anos), é fácil de ser reciclada e não produz toxinas. Ela é cultivada por Don Zandoval e as família, que planta as árvores de acordo com as leis locais e um sistema sustentável de cultivo (como o Comércio Justo).
    surf
    As pranchas são mais resistentes, flexíveis e duráveis / Foto: Divulgação
    Já que o processo de fabricação é todo feito a mão, as pranchas levam, em média, seis vezes mais tempo para ficarem prontas do que as produzidas de forma convencional. Esse é um dos fatores que fazem as pranchas serem mais flexíveis, estáveis e terem maior durabilidade.
    Os “surfistas que se importam”, como diz o slogan da marca, ainda apontam outra vantagem do uso da madeira: no final da vida útil, o artigo é utilizado como composto e fertilizante de solo.
    don zandoval ecuador
    Don Zandoval e sua família cultivam a madeira balsa de maneira sustentável / Foto:Divulgação

    Lo que tienes?

    Escrito: quinta-feira, 6 de janeiro de 2011 by João Malavolta in Marcadores:
    0

    Um dia de surfe em Itanhaém

    Escrito: by João Malavolta in Marcadores:
    0



    Revista Hardcore apóia proteção da praia do Itaguaré

    Escrito: terça-feira, 4 de janeiro de 2011 by João Malavolta in Marcadores: , , ,
    0

    Na edição de dezembro a Revista Hardcore (Nº 255) deu uma grande força a galera do surfe da Baixada Santista/SP, divulgando a criação do Parque Estadual das Restingas de Bertioga num artigo que tive a oportunidade de assinar.


    Depois de uma grande mobilização regional que durou quase 10 anos, com discussões e grandes debates públicos, que proporcionaram a comunidade do surfe a participação em favor da criação do Parque, o litoral brasileiro tem mais uma praia com boas ondas conservada.

    A área criada é uma Unidade de Conservação (UC), que deve proteger uma significativa porção de Mata Atlântica, restingas, mangues e outros ecossistemas associados, além de garantir que a Praia do Itaguaré permaneça praticamente com toda a sua fisionomia natural e rolando “aquelas” boas ondas que conhecemos!!!

    Gostaria de agradecer a equipe da Hardcore na pessoa do editor Steven Allain pelo espaço cedido nessa edição, e aproveitar para convidar a todos para correrem nas bancas e pegarem seus exemplares, que além desse artigo trás muito mais surfe e meio ambiente em matérias exclusivas ao redor do mundo...

    Aloha

    Leiam abaixo o texto na integra:  

    Click na imagem para aumentar

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    Obrigado pela visita